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23/03/2009 - 01:00

Qual o número certo de repetições nos exercícios?

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Olá, pessoal!

Estou muito feliz em ajudar muitos de vocês por meio de meu programa de treinamento online. Já são muitas inscrições e o retorno tem sido muito bom! Acessem meu site e vejam mais detalhes de como posso ajudá-los a mudar de vida.

Hoje resolvi falar sobre uma dúvida que recebo constantemente através dos contatos e comentários: quantas repetições fazer para aumentar os músculos? Quantas para definir? Quantas para emagrecer? Aposto que todo mundo, em algum momento, já se perguntou isso. Ainda bem, porque existe muita informação desencontrada (para não dizer errada) por aí.

Com relação ao número de repetições, faça quase sempre entre 10 e 12 em cada série. E por que não mais ou menos?

Porque eu aprendi observando, experimentando e estudando que situar as repetições nessa faixa (10-12 ) traz o maior benefício estético e a maior segurança contra lesões. É nessa faixa de repetições que seus músculos alcançam o máximo estímulo para mudanças e tornam seu corpo mais bonito, eguio e definido, como o da atriz Gwyneth Paltrow, que tem exibido uma excelente forma física.

Você pode ocasionalmente chegar a oito repetições com mais carga, porém, deve deixar esse tipo de treino para ser feito apenas ocasionalmente, já que cargas maiores poderão colocá-lo no caminho de uma contusão .

IMPORTANTE : quem conta com assistância constante de um professor poderá pedir auxílio para executar cargas maiores com boa técnica.

Você também pode, às vezes, ir até quinze repetições (principalmente quando programou 12 e a carga ficou leve; lembre-se sempre que cargas leves não mudam ninguém), mas algo acima disso obrigará você a treinar com cargas muito mais leves do que as ideais para estimular seus músculos, e se não há estimulo, não há melhora e nem aumento de tônus. Cargas abaixo de 40% da máxima não servem para nada.

Portando, esqueça de uma vez por todas essa história de que fazer 20 repetições com pouco peso emagrece, define ou é um bom treino para mulheres. Esse tipo de treino não é bom para ninguém.

Resumindo :

* Para aumentar o volume de seus músculos ou de uma região específica, faça exercícios básicos com repetições em torno de 10 ou 12 e intervalos de 45 a 60 segundos entre as séries, tentando aumentar o peso a cada série;

* Para manter o volume, faça exercícios isolados com repetições entre 10 a 12 e intervalos de 30 a 40 segundos entre as séries;

* Para emagrecer ou definir, FAÇA DIETA, escolha uma das opções acima para cada região de seu corpo e pare de acreditar em séries milagrosas de 20 ou 30 repetições.

Bjo

Autor: - Categoria(s): Corpo/Saúde, Famosos, Musculação/Academia Tags: , , , , , , , , , ,

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369 comentários para “Qual o número certo de repetições nos exercícios?”

  1. Nathalie disse:

    Oi Flávio, com todo o respeito… sei que vc é casado.. rsrs Vc é uma gracinha viu??
    Bem… mas é sério, queria saber sobre aquelas outras modalidades de séries, como as super séries, pré exaustão, até a exaustão, stress… blá blá blá… vc não recomenda não?
    pelo menos comigo, exercícios pra gluteo e panturrilha eu só sinto que pegou mesmo depois que o musculo começa a arder, o avanço por exemplo eu faço 4 de 12 com mais 10 seg de isometria lá em baixo, vc acha demais?

    Brigadinha!
    bjos!

  2. Vanessa disse:

    Gostaria de detalhes sobre o seu programa…se os exercícios são elaborados para quem malha em casa?

  3. carine disse:

    Olha Vanessa eu assinei esse programa e nao gostei nenhum pouco da forma como a equipe de web me tratou, sao uns despreparados, tanto que so acessei uma unica vez e toquei 90 reais fora, entao nao se iluda, alem do mais os exercicios sa pra a academia, e se tu pagar a academia eles te darão um treinamento igual, a dieta é +/-, mas que vc nao tenha duvidas, porque eles nao te respondem nunca!! bom essa é a minha opiniao,assinei, nao gostei, quando reclamei fui mau tratada! entao nao cometa o mesmo erro que eu!!

  4. Vanessa disse:

    Obrigada Carine.

  5. Mila disse:

    A personal (Tracy Anderson) dessa daí da foto que VOCÊ postou diz que passa série com 60 repetições pra seus alunos, sendo que pra Madonna ela passa série de 100…e não é milagre, é outro treino, diferente do seu, simples assim…

  6. tixs disse:

    Mila está certa. Eu comprei o DVD da Tracy Anderson, a personal da Gwyneth e da Madonna, e as aulas não têm carga (só uma série para braços, e de 1 quilo) e muita, mas muita repetição. Claro que funcionam. É parecido com uma aula de balé, e as bailarinas têm corpos lindos, não acha?

  7. glaucia disse:

    bom o meu objetivo fazendo musculação é ganhar coxas e bumbum,apesar de ter um pouco de barriga,prefiro ganhar pernas grossas,mas o meu professor quer me transformar em uma modelo quer me deixar seca para depois definir pelo menos foi isso que entendi sempre fui magra mas sempre tive barriga então se quero ganhar perna grossas e bumbum durinho,não é melhor ganhar massa primeiro para depois perder gordura com calma.por favor alguém me ajude?

  8. glaucia disse:

    ah meu professor disse que a partir de amanhã dia18/05/2009 eu vou começar a fazer 3 séries de 20 e não de 15 como estava fazendo,sei que é muitas repetições,eu não vou fazer vou continuar fazendo 3×15 será que tem algm problema ou é melhor obedecer?

  9. vera disse:

    gostaria que você falasse sobre uma aula de 4 minicircuitos de 3 aparelhos cada um, onde cada aparelho se trabalho um grupo de músculos diferentes. o aluno faz 3 séries de 15 repeticões, sem intervalos, em cada aparelho do minicircuito.E com uma carga considerável.

  10. vania milene disse:

    me ajude a elaborar uns exercicios de como qdo aplica-los, p/quem q perder peso, ganha massa muscular, definir, perde barriga, aumenta gluteo, q dieta fazer, qtas cargas, serie e repetiçoes m ajude tnho duvidas!!!!
    obrigada, vania

  11. Thiago disse:

    É claro que 100 repetições vão fazer diferença, 100 é melhor que 0! Pensem um pouco. Porém, será que não seria melhor um treinamento equilibrado? Será que os resultados não seriam melhores se houvesse um equilibrio entre Intensidade x Volume x Descanso? Eu e a ciência temos certeza que sim!

    Por ultimo, o cara pode ser um tremendo tapado mesmo sendo personal de estrelas. Todo mundo sabe que nessa área, o mais importante é o famoso “Q.I.” Portando, não se iludam, se quiserem questionar métodos, pesquisem antes.

    Mas é uma vergonha um tipo de site como esse do “Personal”. O Cref já deveria ter feito algo a respeito.

  12. Michel Bonalume disse:

    Flávio,
    gostaria que me respondesse uma dúvida,
    Meu professor perguntou a classe, o porquê de 15 repetições para cada série, porque 12, porque 10 e nah 100? 200??? queria saber o porquê de tal número, quais saum os efeitos fisiológicos que fazem tal numero de repetições.
    Obrigado

  13. stefani disse:

    ESSE SITE É DEMAIS, VOLTAREI MAIS VEZES! PARABENS FLAVIO

  14. wilian disse:

    quantas repetiçoes é melho para perde peso

  15. Raisa disse:

    oii, meu professor passou uma serie progressiva em todos os exercicios isso serve pra que?

  16. mary melo disse:

    o que queima mais gordura localizada, é mais repetições com menas carga ou menas repetições com mais carga?

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